quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Atividades







1ª série do Ensino fundamental


conteúdo: texturas


objetivo:


Consolidaros conecimentos da criança
sobretexturas (mais ásperas menos áspera).


Estratégia:


Oprofessor poderá pedir aos alunos que

coloquem uma lixa da ficha e pintem as flores com

lápis de cera.Para cada flor,elesdaverão usar lixas diferentes,

com texturas de 40,120 e150.


Recursos


*Lixas números 40,120e150
*Lápis de cera.


Avaliação:

* Participação;
*Interesse;
*Criatividade.

Referências:

http://www.eaprender.com.br/
http://www.ibep-nacional.com.br/







2ª Série fundamental

Autor: Rosangela Silva Freitas

Conteúdo: criação de uma histórinha através de tirinhas de jornais


Tema: Manejo e conservação ambiental

Objetivos:

• Identificar e diferenciar as tirinhas de jornais das histórias em quadrinhos;
• Produzir a própria tirinha, criando personagens que falem sobre a preservação do Meio Ambiente;
• Desenvolver uma leitura critica e reflexiva, podendo interpretar a realidade apresentada.

Duração das atividades:

Duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Faça um levantamento sobre quais as tirinhas de jornais e de histórias em quadrinhos que os alunos conhecem.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) deve conversar com seus alunos sobre as tirinhas de jornais e sobre as histórias em quadrinhos. Apresentar aos alunos uma história em quadrinhos. Depois apresentar aos alunos umas tirinhas de jornais. Ao final da apresentação da história em quadrinhos e das tirinhas de jornais, perguntar se eles conseguem perceber as diferenças entre ambas.

A princípio os alunos acreditam serem iguais, mas depois com a ajuda do(a) professoro(a) eles passam a perceber : relação ao tamanho, que as tirinhas são curtas e a história em quadrinhos é mais longa. Perguntar sobre qual tema é abordado, normalmente eles relatam.Depois da analise por parte de todos os alunos, convide-os para produzir uma tirinha pessoal.

Para elaboração da tirinha é preciso da definição do tema: sugerindo como tema o meio ambiente e os cuidados para preservá-lo. Depois a criação do roteiro: É uma história curta, com um, dois, três no máximo quatro quadrinhos, é preciso ter no mínimo um ou dois personagens. Entregue para cada aluno uma folha de sulfite. Cada “tira” de 28 X 8, 28cm de largura e 8cm de altura.

DICAS E SUGESTÕESA :

Produção da tirinha pode possuir qualquer tema, desde que tenha um cunho reflexivo, abordando questões do cotidiano, do país e do mundo porque esta é a proposta da tirinha de jornal .

Recursos Complementares:

Você encontra informações nos http://www.xaxado.com.br. (tirinhas) http://fotolog.terra.com.br/xaxado§sites: http://www.monica.com.br§ http://www.falamenino.com.br (tirinhas) §( tirinhas) http://www.divertudo.com.br/§(quadrinhos)

Avaliação:

A avaliação ocorrerá durante todo o processo, através da participação nas discussões e na construção da atividade

Referências:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/












3ª série fundamental

REFORMA ORTOGRÁFICA: Português

Nova ortografia - Acentuação (1)

Inez Sautchuk*Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

Ponto de partida

Para alunos que ainda não aprenderam acentuação.

A aprendizagem da acentuação gráfica deve ocorrer após o aluno:
saber o que são sílabas átonas e tônicas;
ter percepção de que há uma série de palavras que têm sílaba "forte" quando se fala e que, mesmo assim, na escrita, não levam acento nessa sílaba;
ser capaz de identificar palavras pelo número de sílabas e pela posição da sílaba tônica, e diferenciar os ditongos dos hiatos.

Objetivos

1. Oferecer orientações que permitam ao aluno pronunciar corretamente as palavras que lê.
2. Demonstrar por que as palavras devem ser acentuadas na escrita.
3. Promover a aprendizagem paulatina das regras de acentuação.
4. Incluir as alterações decorrentes do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, sem se referir ao "antes" e ao "depois" do acordo.

Estratégias

1. Comparar palavras que devem ser acentuadas com outras que não devem ou não precisam ser acentuadas.

2. Fixar as regras por meio de quadros com as regras e jogo com palavras diferentes e com a brincadeira da forca.

Atividade

1. Entregue aos alunos um pequeno texto (simples, de fácil compreensão) do qual tenham sido tirados propositalmente os acentos das palavras. Comente as dúvidas que eles poderiam ter quanto à pronúncia de alguma palavra desconhecida: observe com eles que a sílaba tônica poderia estar em três posições diferentes. Obs.: escolha (ou até mesmo produza) um trecho em que haja palavras com essa possibilidade.

2. Use um ou mais quadros com as regras de acentuação, obedecendo à sequência: palavras oxítonas, palavras paroxítonas, palavras proparoxítonas, acentuação dos ditongos e dos hiatos etc., deixando-o(s) em lugar visível para os alunos. Integre o caso dos monossílabos já ou depois.

3. Faça (ou peça aos alunos que façam) cartões, cada um com uma palavra de cada grupo de regras, segundo a sequência acima. Misture cartões com palavras que devem ser acentuadas com outros com palavras que não devem. Obviamente, no caso das proparoxítonas, todas elas acabarão sendo acentuadas durante o jogo.

4. Mostre aos alunos um cartão por vez e peça que identifiquem a posição da sílaba tônica na palavra (de mais de uma sílaba) e demonstre que só isso não será suficiente para acentuar ou não a palavra. Peça que identifiquem a terminação da palavra. Aos poucos, faça-os trabalhar com as duas variáveis: identificação da sílaba tônica + terminação da palavra, conferindo a seguir com a regra no quadro.

5. Faça o jogo da forca.


Recursos:



Avaliação:



Referências:

http://educacao.uol.com.br/

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