sexta-feira, 11 de setembro de 2009

WEBQUEST













WEBQUEST

O conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. A Webquest é uma atividade investigativa onde as informações com as quais os alunos interagem provêm da internet.

*Sua elaboração
É feita por um professor para ser solucionada por alunos reunidos em grupos.


*Seus recursos:
Também chamados de fontes, os recursos podem ser livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas da Web.


*Tipos
Bernie Dodge define a Webquest em:

Curta: Leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e seu objetivo é a integração do conhecimento.

Longa: Leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos em sala de aula e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.

A Webquest é constituída de sete seções:
- Introdução - Determina a atividade.
- Tarefa - Informa o software e o produto a serem utilizados.
- Processo - Define a forma na qual a informação deverá ser organizada (livro, vídeos etc).
- Fonte de informação - Sugere os recursos: endereços de sites, páginas da Web.
- Avaliação - Esclarece como o aluno será avaliado.
- Conclusão - Resume os assuntos explorados na Webquest e os objetivos supostamente atingidos.
- Créditos - Informa as fontes de onde são retiradas as informações para montar a webquest, quando página da Web coloca-se o link, quando material físico coloca-se a referência bibliográfica. É também o espaço de agradecimento às pessoas ou instituições que tenham colaborado na elaboração.


Objetivos Educacionais
- O educador moderniza os modos de fazer educação (sincronizado com o nosso tempo/internet).
- Garante o acesso à informação autêntica e atualizada.
- Promove uma aprendizagem cooperativa.


Desenvolver habilidades cognitivas
“Aprendizagens significativas são resultados de atos de cooperação, as WQs estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos.”

- Favorece as habilidades do conhecer (o aprender a aprender).
- Oportuniza para que os professores de forma concreta se vejam como autores da sua obra e atuem como tal. (acessar, entender e transformar).
- Favorece o trabalho de autoria dos professores.
- Incentivar a criatividade dos professores e dos alunos que realizarão investigações com criatividade.
- Favorecer o compartilhamento dos saberes pedagógicos, pois é uma ferramenta aberta de cooperação e intercâmbio docente de acesso livre e gratuito.


Quem esta usando as WQs
Pelo seu aspecto pedagógico, dinâmico, amplo, informativo e investigativo, estimula:
- Professores, Mestres e Doutores das mais diversas áreas e seguimentos.
- Alunos.


Exemplos de WQs
www.vivenciapedagogica.com.br
webquest.sp.senac.br
www.webquest.futuro.usp.br
www.ese.ips.pt/abolina/webquests/bio/biodiversidade.html
www.escolabr.com
www.webquest.futuro.usp.br
www.edukbr.com.br
www.escolanet.com.br
www.iep.uminho.pt/encontro.webquest/workshops.htm
www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/
wqtiete.vila.bol.com.br
wqenergia.vila.bol.com.br



Endereços e comentários



http://materialdidatico.pbwiki.com/webquest
http://br.geocities.com/luzia-arteduca/
http://vivenciapedagogica.com.br/wq
http:webquestbrasil.org/criador





*As webquests são ótimas ferramentas aliadas
a educação pois tem como metodologia o engajamento
entre professores e alunos. Voltadas para o processo
educacional estimula a pesquisa para uma aprendizagem
cooperativa e auxilia o professr no desenvolvemento na
produçaõ de materias e pensamentos criticos.

Equipe:
Josefa Honorato
Cristiane Carvalho
Ruslânia Cristina
Cludiane Melo
Claudiene Melo
Andreia Soares

4 comentários:

  1. Eu sou Andréa, e só quero simplesmento Aceitar, e compartilhar da equipe do Blogs da da minha turma da Faculdade.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  2. Aí meninas!!!! Ficou bonito e bem legal o blog de vocês! Parabéns!!! Já estamos seguindo.
    Bjokas da Equipe Educar para todas!

    ResponderExcluir
  3. O blog de v6 ficou muito criativo!
    Parabéns!
    É dessa forma que aprendemos a construir o conhecimento!

    Abraços

    Blog Academiadoaprender - Tutora - Maria Helena Nascimento

    ResponderExcluir
  4. Sou Claudiane faço parte do guupo, obrigada pelo comentário é um prazer recebe-los.
    Beijos no coração...

    ResponderExcluir